sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sylvester "A rainha da Disco"


Quem? que na adolescência viveu nos anos 70 e anos 80, não dançou "Dance (Disco Heat)", pois é neste post vou falar de um cara que na minha opinião foi o melhor artista solo da era Disco que conseguiu aliar ritmo com vocal em suas músicas, estou falando de Sylvester James ou simplesmente Sylvester, por ser gay assumido e Drag na forma de se vestir, Sylvester foi conhecido como uma das "Rainhas do Disco", embora este codinome era oferecido para as damas da discoteca, ou seja, Gloria Gaynor, Donna Summer, Stephanie Mills, Diana Ross e etc.

Sylvester James nasceu em Los Angeles, Califórnia, em uma família de classe média,
Incentivados a cantar por sua avó nos cultos evangélicos, logo ficou conhecido como o "filho maravilha do evangelho" nas igrejas das redondesas. Devido ao seu gênio difícil e alto confiança fugiu de casa aos 16 anos de idade. Durante vários anos, ele viveu em e em torno das ruas de Los Angeles, mas conseguiu terminar o ensino médio e se inscrever no Colégio Lamert Beleza. James mudou-se para San Francisco em 1967 e por conta própria, começou sua carreira naquela época.

Depois de diversos trabalhos como produtor de musicais e alguns primeiros singles Sylvester assina um acordo para a Fantasy Records em 1974 e em 1977 com Motown do lendário produtor Harvey Fuqua, que produziu seu álbum Stars em 1979. Sylvester depois alegou que Fuqua o enganou em milhões de dólares. Sylvester logo encontrou seu parceiro ideal o mago dos sitetizadores Patrick Cowley. Cowley e Sylvester com essa combinação mágica lançaram o segundo disco solo, Step II (1978), estourando dois clássicos da era disco: "You Make Me Feel (Mighty Real)" e "Dance (Disco Heat)" faixa 1 e 2 respectivamente ficando 6 semanas no topo das paradas americanas E fazendo vários shows ao vivo com destaque para as promissoras back vocals Martha Wash e Izadora Rhodes (Weather Girls) em 1979 ganhou 3 prêmios da Billboard e uma aparição no filme The Rose, com Bette Midler.

Já na Megatone Records em 1982, Sylvester rapidamente lançou mais um clássico, "Do You Wanna Funk", que foi destaque em 1983 no filme Trading Places. Em 1985, um de seus sonhos se tornou realidade quando ele foi convocado para fazer segunda voz para Aretha Franklin na música Who's zoomin' who?. Em 1986 lançou pelo Warner o álbum Mutual Attraction na qual a música "Someone Like You", se tornou o seu último grande sucesso, tendo a capa criada pelo design gráfico Keith Haring.

Sylvester morreu de complicações provocadas pela AIDS em San Francisco, em 16 de dezembro de 1988. Ele tinha 41 anos.

Em 20 de setembro de 2004 "You Make Me Feel (Mighty Real)", foi colocada na Dance Music Hall of Fame. Um ano mais tarde, em 19 de setembro de 2005, o próprio Sylvester foi posto na Dance Music Hall of Fame pela sua realização como um artista.

Fonte: Wikipedia